A pecuária de corte exige cuidados com o sistema de manejo para que o rebanho bovino tenha ganho de peso satisfatório. A melhor raça de gado de corte é raça de gado nelore, pois apresenta melhores índices de ganho de peso, que é a característica mais valorizada na criação de gado nelore.

 

O Brasil é dono do maior rebanho bovino do mundo e por isso, os criadores investem cada vez mais na criação de gado bovino e no aprimoramento da raça, sendo o melhoramento genético uma necessidade.

 

O sistema de manejo para a  criação de gado nelore é importante para que as características sejam desenvolvidas no menor espaço de tempo e com qualidade. Para isso, a criação de gado confinado é uma escolha inteligente, pois a criação de gado em confinamento oferece aos animais maior ganho de peso e os criadores tem mais controle sobre o rebanho. Este tipo de manejo é conhecido como sistema intensivo.

 

A venda de gado nelore pode ser feita em leilões em que os melhores exemplares da raça são ofertados. Para isso é importante ficar de olho na agenda leilões das melhores fazendas.